Atenção usuários dos aparelhos celular da Sony Ericsson e Nokia, foi descoberto que os modelos com o sistema Symbian são vulneráveis.

Um pesquisador indiano conseguiu colocar vírus nos modelos de aparelho celular com Sistema Symbian, na lista estão os aparelhos da Nokia e Sony Ericsson.

Quem fez essa descoberta foi o indiano pesquisador Atul Alex mas o que ele fez.
O indiano conseguiu modificar a versão 5 do sistema Symbian S60 que é utilizados nos seguintes modelos de aparelho celular: da Nokia o 5800, 5530XM e X6 e da Sony Ericsson o Vivaz e Satio.

Depois de feita as alterações será possível gerenciar o sistema operacional Symbian remotamente, onde poderá ser controlado todas as funções do aparelho como câmera e até mesmo o recebimento de mensagem SMS.

O vírus tem a capacidade de se esconder e com isso seu criador poderá ter acesso total, esses tipo de vírus é da classe dos rootkits.

 Symbian indiano colocou vírus nos celulares da Nokia e Sony Ericsson

Como é instalado o sistema malicioso

Para que seja possível instalar o sistema malicioso no celular, o invasor terá que ter acesso fisicamente no celular e em apenas alguns minutos, fazendo as alterações no sistema operacional do celular através da conexão em um computador.
Depois o próprio sistema malicioso avisa o criador que o celular está conectado e com isso poderá ser controlado remotamente.

Arquivos maliciosos não podem ser vistos no Sistema Symbian

Os arquivos maliciosos que estão no celular da vítima não podem ser vistos no gerenciador de tarefas do Symbian, mesmo que programa de terceiros visualizem não podem remover esses arquivos.

Como remover arquivos maliciosos no Symbian

Segundo o pesquisador indiano Atul Alex a única maneira de remover os arquivos é fazer a reinstalação reflash do firmware ou seja o celular ficará como original de fábrica.

Vírus no Symbian pode ler a lista de contatos

O vírus que foi instalado no sistema operacional Symbian tem a capacidade de ler os contatos, emails e fazer um screenshot ou seja faz com que os dados visualizados sejam copiados, todas as informações que estão armazenadas podem ser transmitidas através da rede de pacote de dados ou mesmo sem fio Wi-Fi.

O Sistema Operacional Symbian é uma das plataformas mais utilizadas em celulares e os que tem mais problemas com vírus, essa é a primeira vez que um invasor faz a demonstração de um ataque que compromete o próprio firmware onde fica armazenado o sistema operacional, após comprometido o mesmo deverá ser reinstalado.

O vírus depende de acesso especial para ser instalado, esse tipo de ataque foi somente uma demonstração do pesquisador indiano Atul Alex até o presente momento não foi utilizado por crimosos virtuais, mas todo cuidado é pouco.

Smartphone infectado por Vírus

AntiVírus Gratuíto para Smartphone

Fonte: G1

Outros Termos Pesquisados:

Links do Betolinks

Links do NsTer

Comments

2 Thoughts on “Symbian indiano colocou vírus nos celulares da Nokia e Sony Ericsson

  1. Pingback: pcsaudavel

  2. Pingback: pcsaudavel

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation