Quais são os impostos pagos por uma empresa

15.940 Visualizações

Abrir uma empresa no Brasil não é tão simples e exige uma atenção extra e planejamento para superar o regime tributário do país. Seja sua empresa grande ou pequena, é impossível se ver livre das obrigações fiscais e cada vez mais surgem taxas e contribuições.

Uma administração exige informação para um planejamento tributário. Por isso é importante que o empreendedor conheça todos os aspectos da tributação para manter o controle da empresa. Caso ele não tenha esse controle ou autoridade sobre o assunto e não tenha recursos para investir em um departamento jurídico ou contratar um terceiro, é possível contar com uma Assessoria Jurídica Online é a solução para ter maior controle sobre os gastos do negócio e economizar.

O quanto a empresa deve pagar de imposto, depende de diversos fatores como número de funcionários, porte da empresa ou setor inserido. Porém existem impostos principais que são pagos pela maioria das empresas. Estes são separados por Tributos Federais, Estaduais e Municipais, além das contribuições previdenciárias. Conheça quais são:


  • Tributos Federais

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
É um imposto recolhido pela Receita Federal. A obrigatoriedade é para todas as pessoas jurídicas e empresas individuais, registradas ou não. Nada mais é do que prestar contas de todos os bens e rendimentos que a empresa adquiriu no ano fiscal anterior.

Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS)
São contribuições sociais de natureza tributária. Tem o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS)
Incidente sobre a receita bruta das empresas. É destinada para financiar a seguridade social: previdência e assistência social e saúde.

E também:
Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
Imposto aplicado sobre Movimentações Financeiras (CPMF);
Imposto sobre Importações (II)


  • Tributo Estadual

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
É um tributo que incide sobre a movimentação de mercadorias em geral. Inclui produtos dos mais variados segmentos, serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.


  • Tributo Municipal

Imposto Sobre Serviços (de qualquer natureza) (ISS)
É um tributo municipal e recai sobre serviços de “qualquer natureza”. O prestador de serviço deve contribuir com a finalidade arrecadatória para receita do município.


  • Contribuições Previdenciárias

INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da previdência social. Responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*