Pular para o conteúdo


O que são Proteínas e para que servem?

100.363 leitores

As Proteína são compostos orgânicos formanda através de uma estrutura muito complexa e massa molecular elevada (5000 à 1.000.000 de unidades de massa atômica.

Sendo que uma proteína é formada pelo conjunto de 100 ou mais aminoácidos e os conjuntos menores tem a denominação de Polipeptídeos, uma grande quantidade das proteínas são completamente sintetizadas no citosol (líquido preenche o citoplasma) das células através da tradução do RNA (ácido ribonucleico), e outras proteínas são destinadas para a membrana citoplasmáticas, lissomas, as proteínas de secreção possue um sinal que é conhecido pela membrana do ridículo endoplasmático onde termina a sintese.

Proteína em nosso Corpo

A proteína é essencial para a nutrição do nosso corpo, é ingerida pelo estômago durante a digestão e sintetizada por enzimas que fornecem aminoácidos ao nosso organismo, que são responsáveis por fontes de nitrogênio.

Quanto mais proteínas ingerirmos mais gordura são queimadas, a proteína é que ajuda na formação dos tecidos e inclusive os músculos.

 O que são Proteínas e para que servem? O que são Proteínas e para que servem?

O que são Aminoácidos e como são formados?

São compostos quartenários de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Curta a Fã Page do nosso Agregador de Conteúdo o Betolinks

Existem 300 tipos de aminoácios, mas somente 20 são utilizamos pelo nosso organismo.

Aminoácidos Primário

São os únicos que podem ser sintetizados pelo DNA humano, oito são essenciais, nosso organismo não é capaz de produzi-lo, por isso necessitamos da ingestão que é feita através dos alimentos para que seja evitada a sua deficiência em nosso organismo.

A proteína é dada quando a composição de polipeptídeo entram em centenas ou milhares de aminoácidos.

Composição molecular da Proteína

Existem proteínas que são constituidas somente por aminoácidos como a queratina (cabelo).

Proteínas complexas, conjugadas ou heteroproteínas:

Glicoproteínas : o grupo é um glicídio. Ex. mucina (saliva) e osteomucóide (ossos)
Cromoproteínas: o grupo é um pigmento. Ex. clorofila (vegetais verdes) e hemoglobina (sangue)
Fosfoproteínas : o gurpo é um ácido fosfórico. Ex. vitelina(gema do ovo) e caseina (leite)
Núcleo proteínas: o grupo é um ácido heterocíclico complexo.

Estrutura Primária de uma Proteína

É dada pela seqüência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica. É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula.

São específicas para cada proteína, sendo geralmente determinados geneticamente. A estrutura primária da proteína resulta em uma longa cadeia de aminoácidos semelhante a um “colar de contas”, com uma extremidade “amino terminal” e uma extremidade “carboxi terminal”.

Sua estrutura é somente a seqüência dos aminoácidos, sem se preocupar com a orientação espacial da molécula.

Estrutura secundária de uma Proteína

É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína. É o último nível de organização das proteínas fibrosas, mais simples estruturalmente.

Ocorre graças à possibilidade de rotação das ligações entre os carbonos a dos aminoácidos e seus grupamentos amina e carboxila.

O arranjo secundário de um polipeptídeo pode ocorrer de forma regular; isso acontece quando os ângulos das ligações entre carbonos a e seus ligantes são iguais e se repetem ao longo de um segmento da molécula.

São dois os tipos principais de arranjo secundário regular:

alfa-hélice;
folha-beta.

Estrutura terciária de uma Proteína

Resulta do enrolamento da hélice ou da folha pregueada, sendo mantido por pontes de hidrogênio e dissulfito. Esta estrutura confere a actividade biológica às proteínas.

A estrutura terciária descreve o dobramento final de uma cadeia, por interações de regiões com estrutura regular ou de regiões sem estrutura definida, podendo haver interações de segmentos distantes de estrutura primária, por ligações não covalentes.

Enquanto a estrutura secundária é determinada pelo relacionamento estrutural de curta distância, a terciária é caracterizada pelas interações de longa distância entre aminoácidos.

Todas têm seqüências de aminoácidos diferentes, refletindo estruturas e funções diferentes. Efectua interações locais entre os aminoacidos que ficam próximos uns dos outros.

Estrutura quaternária de uma Proteína

Algumas proteínas podem ter duas ou mais cadeias polipeptídicas. E essa transformação das proteínas em estruturas tridimensionais é a estrutura quaternária.

Elas são guiadas e estabilizadas pelas mesmas interações da terciária.A junção de cadeias polipeptídicas pode produzir diferentes funções para os compostos.

Um dos principais exemplos de estrutura quaternária é a hemoglobina. Sua estrutura é formada por quatro cadeias polipeptídicas.

Estrutural ou plástica

São aquelas que participam dos tecidos dando-lhes rigidez, consistência e elasticidade.

São proteínas estruturais: colágeno (constituínte das cartilagens), actina e miosina (presentes na formação das fibras musculares), queratina (principal proteína do cabelo), fibrinogênio (presente no sangue), albumina (encontrada em ovos) e outras.

Hormonal

Exercem alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura de um organismo como, por exemplo, a insulina (embora tecnicamente a insulina seja considerada apenas um polipeptídeo, devido a seu pequeno tamanho).

Defesa

Os anticorpos são proteínas que realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras substâncias estranhas.

O fibrinogênio e a trombina são outras proteínas responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea em casos de cortes e machucados.

Energética

Obtenção de energia a partir dos aminoácidos que compõem as proteínas.

Enzimática

Enzimas são proteínas capazes de catalizar reações bioquímicas como, por exemplo, as lipases. As enzimas não reagem, são reutilizadas (sempre respeitando o sítio ativo) e são específicas.

As enzimas reduzem a energia de ativação das reações químicas. A função da enzima depende diretamente de sua estrutura. Proteínas altamente especializadas e com atividade catalítica. Mais de 2000 enzimas são conhecidas, cada uma capaz de catalisar um tipo diferente de reação química.

Condutoras de gases

O transporte de gases (principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico) é realizado por proteínas como a hemoglobina e hemocianina.

Desnaturação

A desnaturação é um processo que ocorre quando a proteína perde sua 2ª e/ou 3ª estrutura, assim, automaticamente, a proteína perde sua função e forma. Os fatores que causam a desnaturação, são:

- Aumento de temperatura (cada proteína suporta um certo calor, se isso é ultrapassado ela desnatura)

- Redução do PH (Acidez)

- Substancias caotrópicas(ex: Uréia)

Fonte: Wikipedia

Outros Termos Pesquisados:

Compartilhe nossos artigos

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter

Posts Relacionados

Comments

  1. estou com plaquetas baixas já cheguei à 30.000mil agora tomando corticoide estou com 64.000mil so esta faltando fazer a biopsia da medula pois os outro exemes ja fiz todos e nada consta como sendo o motivo desta baixa o que mais eu devo tomar e se eu atingir o numero de plaquetas adequado eu posso ficar tranquila que não tenho nada de grave tipo leucemia? obrigada Regina.

    • pcsaudavel Abril 4, 2012

      Boa Noite

      Maria Regina

      Agradeço sua visita e comentário.
      Serio mas está se sentindo bem?
      O corticoide ajuda a aumentar as plaquetas minha esposa tomou quase três anos essa medicação, as plaquetas dela começou a cair muito e alguns casos teve que ser internada, a única solução foi a remoção do baço, agora as plaquetas se mantém no nível normal nunca abaixo de 200.000 e já atingiu o máximo de 370.000.

      Um abraço
      Roberto

  2. tatyane Março 22, 2012

    site a bom pelomenos eeste site me ajudou muito…

    • pcsaudavel Março 25, 2012

      Bom Dia

      Tatyane

      Agradeço sua visita e comentário.
      Hum que bom fico contente em poder compartilhar essa informação.

      Um abraço
      Roberto

  3. jaine Julho 21, 2011

    gostei foi muito bem esplicado..

    • pcsaudavel Julho 25, 2011

      Bom Dia

      Jaine

      Agradeço sua visita e comentário.

      Que bom que conseguiu tirar suas dúvidas.

      Um Abraço
      Roberto

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.

Add a Comment

Required

Required

Optional