Líquido amniótico saiba o que é a sua importância e função.

Você sabe o que é o Líquido Amniótico e para que serve durante a gravidez?

Líquido Amniótico

O Líquido Amniótico protege o bebê durante toda a gestação, não tem cor é transparente e claro.

Função do Líquido Amniótico

A função do Líquido Amniótico é para proteger o bebê contras as infecções, choques externos, traumas e ajuda no desenvolvimento dos pulmões de forma adequada.

 

Quem fornece o Líquido Amniótico?

A mamãe é a principal fornecedora na produção do Líquido Amniótico no primeiro trimestre, depois entre as 10 e 12ª semana o rins do bebê que está definido começa a funcionar e com isso através da urina passar a ser fonte de produção principal.

 O que é o Líquido amniótico e para que serve?

O Líquido Amniótico é renovado?

Sim o mesmo é renovado a cada 3 horas e está totalmente protegido de infecções e bactérias garantindo maior segurança e saúde para o bebê.

Curta a Fã Page do nosso Agregador de Conteúdo o Betolinks

O que é a bolsa Amniótica?

Trata-se da cavidade onde o feto vai se transformando durante todo o período da gravidez e o acompanhamento é feito através de Exames de Ultra-Sonografia e quando ocorre qualquer mudança diminuindo ou aumentando em seu volume poderá ocorrer alguma alteração na saúde do bebê e da mamãe.

O que acontece se ocorrer perda do Líquido Amniótico?

É algo muito grave poderá até ocorrer um aborto, o risco maior fica entre a 12 e 26ª semana, após 26 à 37ª o risco é bem menor e permite que a gravidez ocorra sem maiores complicações.

O volume do Líquido Amniótico diminuiu e agora?

Quando isso ocorre é chamado de oligoidrâmnio é quando acontece o rompimento das membranas amnióticas que fazem a proteção do Líquido Amniótico, mas em muitos casos não causa problema algum ou sem complicações até o final da gravidez.

Se ocorre uma malformação do colo ou do útero a bolsa pode se romper onde causa provável pode ser a presença de alguma infecção na região vaginal o que torna frágil.

O funcionamento inadequado da placenta pode ocasionar a escassez do Líquido Amniótico e com isso o feto poderá ser prejudicado que pode gerar um atraso no crescimento provocado pela desnutrição

Forma de Tratamento

É feita a reposição através da infusão de Líquidos na cavidade amniótica onde também é possivel fazer uma hidratação materna pela via intravenosa ou oral.

Acompanhamento médico é muito importante

Caso ocorra algum tipo de comprometimento da saúde do bebê a gravidez poderá ser interrompida antes das 38ª semana s estiver em risco de morte do feto.

E quando é produzido mais Líquido Amniótico do que o normal o que fazer?

Chamando de polidrâmnio ou seja o excesso de líquido, mas pode ocorrer durante um certo tempo depois é normalizado mas quando a gravidez for de gêmeos, trigêmeos ou quadrigêmios com isso a produção do líquido poderá ser aumentada este tipo de anomalia é bem raro.

Como é feito o diagnóstico do excesso de Líquido Amniótico?

Através de exames de ultra-sonografia onde é identificada o tamanho do útero e se são maiores do que deveriam ser, veja os principais sintomas:
– inchço nas pernas
– falta de ar
– hemorróidas
– desconforto abdominal
– indigestão

Formas de tramento quando há líquido em excesso

Em alguns casos se for necessário é feita a retirada do líquido amniótico através da punção ou na utilização de medicamentos que faz com que diminua a quantidade de urina do feto.

Outros Termos Pesquisados:

Links do Betolinks

Links do NsTer

Comments

8 Thoughts on “O que é o Líquido amniótico e para que serve?

  1. Pollyanna on 15 de Julho de 2012 at 23:41 said:

    Olá, fui diagnisticada com oligodrâmio quando estava na 14º semana, os médicos disseram que meu bebê não sobreviveria e não desenvolveria.
    Já estou na 16ª semana e meu bebê cresceu 4 centímetros e esta com peso normal. Tenho muita fé que conseguirei levar a gravidez até o final.
    O Sr. já viu algum caso assim ?

    • pcsaudavel on 15 de Julho de 2012 at 23:45 said:

      Boa Noite

      Pollyanna

      Agradeço sua visita e comentário.
      Fico muito contente em saber que está tudo bem, a sua fé e a ajuda de Deus estão cuidando do seu bebê.
      Não vou dar minha opnião porque não sou médico, mas agradeço por compartilhar sua história.

      Sou apenas um blogueiro que reune algumas informações e compartilho com as pessoas que buscam informações.
      Tenho mais 7 blogs.

      Volte sempre e quando o bebê nascer deixe seu comentário ou manda a foto no Facebook.

      Boa Sorte e fique com Deus.

      Um abraço
      Roberto

  2. erasmo filho on 11 de Setembro de 2011 at 10:10 said:

    parabens pela clareza e resumo de um assunto tão amplo, e de preocupaçao de muitos,infelismente minha esposa esta passando por esse processo de baixa quantidade de liquido
    mas já demos inicio ao tratamento e estamos tendo exodo graças a Deus e aos profissionais da saude assim como voçe abraços e q Deus continue a abençoar a sua mente bom fim de semana

    • pcsaudavel on 11 de Setembro de 2011 at 10:50 said:

      Bom Dia

      Erasmo

      Agradeço sua visita e comentário.
      Primeiro desejo boa sorte para sua esposa, tendo compartilhar através de pesquisas internet e livros, eu não sou um profissional da saúde, mas fico contente em saber que o artigo lhe ajudou a esclarecer.

      Fique com Deus
      Ótimo fim de semana.

      Amém
      Um abraço
      Roberto

  3. ola estou gravida de 27/28 semanas e meu liquido aminiotico teve uma baixa concideravel, meu bebe esta com peso para uma gestaçao de 25 semanas a medica me recomendou aumentar a ingestao de liquido e vitaminas gostaria de saber o q devo fazer para melhorar esse quadro obrigada

    • pcsaudavel on 3 de Julho de 2011 at 13:54 said:

      Boa Tarde

      Sueli

      Agradeço sua visita e comentário.
      Siga a orientação de sua Ginecolista beba muita água e se alimenta adequadamente, espero que esteja tomando alguma vitamina no períoda da Gravidez que contém ácido fólico que é importante para formação do cérebro do bebê, assim como um multivitaminas.

      Boa Sorte

      Um Abraço

      Roberto

  4. pcsaudavel on 30 de Julho de 2009 at 23:15 said:

    Boa noite

    Lison

    Obrigado pela visita e comentário.

    E bom compartilhar as informações que serve com um remédio no sentido de prevenção e cuidados.

    Um Abraço

    Roberto

  5. Saudações!
    AMIGO ROBERTO
    O seu texto nos repassa uma descrição clara sobre o que é o líquido amniótico, e suas tratativas, são noções básicas fundamentais de interesse de todos.
    Parabéns por compartilhar tão importante informações!
    Abraços,
    LISON.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation