Como fazer bom uso do celular na empresa sem cometer gafes

74.874 Visualizações

Conheça algumas dicas de etiqueta para atender bem o telefone da empresa, como fazer bom uso do celular sem cometer gafes.

Atender bem o telefone para a empresa que você trabalha é algo muito valioso na vida corporativa, pois do outro lado da linha pode ser um cliente, o seu chefe, um investidor ou alguém a fim de fazer uma crítica. Ao atender o telefone corporativo, você precisa ter consciência do que está fazendo e ainda querer ajudar a pessoa do outro lado da linha.

É importante saber que o telefone é uma entrada da empresa, mas muitas empresas ainda não estão preparadas adequadamente para oferecer aos funcionários, treinamento e palestras. Conheça dicas para fazer a gestão dos celulares corporativos de sua empresa:

Como fazer bom uso do celular na empresa sem cometer gafes

Imagem: revistapegn.globo.com

– Seja pró-ativo

Demonstre sempre um interesse genuíno para ajudar as pessoas e poder resolver suas dúvidas. E não se esqueça de se apresentar ao atender a ligação, dizendo o seu nome, o nome da sua empresa e em qual departamento você trabalha, sempre com um tom de voz claro e com muita simpatia.

– Responsabilidade com o feedback

Quando você atende o telefone da empresa, é importante se lembrar que você é a empresa e está por sua conta a demanda deste telefonema. Portanto, use com muito bom senso e no caso de não saber responder o que lhe é perguntado, se informe, mas nunca dê resposta que você “acha” estar correta. No caso de não poder responder nesse instante, anote o telefone, o nome da pessoa e da empresa que ligou.

– Não diga simplesmente não

No caso da pessoa ligar e perguntar por alguém que não está no ambiente, não diga apenas que ela não está. Pergunte no que você pode ser útil e no caso de não poder ajudar quem está ligando, anote o telefone de contato, nome da pessoa que ligou e diz que já retornará a ligação.

– Nunca prejulgue

Você precisa atender bem a todos, já que não sabe quem é que está do outro lado da linha. Não é bom atender bem apenas seus clientes, mas a todos.

– Seja discreto

Mesmo que as regras corporativas em relação ao celular, smartphones ou outros dispositivos sejam menos rígidas, anos atrás o uso desses aparelhos eram mais restrito e inclusive proibido em alguns lugares, isso não quer dizer que haja uma liberdade para um atendimento ineficaz. Portanto, atende os seus telefonemas particulares em um lugar mais afastado de seus colegas de trabalho.

– O celular não pode interromper a reunião

Caso o celular toque na sala de reuniões, saia de lá para atender. O ideal é deixá-lo no modo silencioso ou com outra pessoa, caso você seja o protagonista da reunião.

– Seja rápido e cuidadoso

Use o celular corporativo apenas para assuntos ligados à empresa, se precisar usar para assuntos particulares, que isso aconteça esporadicamente. Sem contar que o celular da empresa não é uma ferramenta para bater papo, mas sim para resolver as questões ligadas à empresa. Não discuta detalhes na mesma ligação, o ideal é fazer isso outra hora, fora da empresa ou em seu intervalo.

É importante que, ao usar um celular corporativo, você se informe antes sobre as regras. Saiba se comportar adequadamente e mesmo que a ligação seja um engano, seja você cordial, passando uma boa imagem da empresa em suas palavras.

Por Andreia Silveira, colaboradora do blog http://www.celularcorporativo.org/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*