Pular para o conteúdo


Doenças nos Olhos saiba mais

26.186 leitores

Nossa visão é algo precioso, portanto temos que ficar atentos e cuidar bem dos nossos olhos.
Vamos conhecer algumas das doenças que afetam nossa visão.

Problema de vista cansada ou Presbiopia

A capacidade do cristalino de alteração seu poder de refração (acomodação) tem tendência a diminuiu com o decorrer da idade, e a medida que o mesmo perde sua elasticidade, provoca a Presbiopia que atingem um grande número de pessoas após os 40 anos.

A focalização de objetos próximos torna-se cada vez mais difícil, a solução é feita com a utilização de lentes convergentes.

Hipermetropia

Devido alteração no diâmetro do globo ocular ser pequeno demais ou das lentes que tem pouca refração, os raios luminosos não são desviados e com isso não focalizados sobre a retina.

Se o objeto está longe, a pessoa ainda pode focalizá-lo usando seu poder de acomodação que é o aumento da convergência do cristalino).

Agora para os objetos próximos há necessidade de grande aumento na refração, que está acima da capacidade de acomodação do olho.

A pessoa que é hipermetrope enxerga muito mal de perto, a correção também é feota com lentes convergentes que ajudam a desviar os raios luminosos de maneira que eles se aproximam.

Miopia

Quando o globo ocular fica muito alongado ou quando possue um número maior de poder de refração no sistema de lentes, onde os raios luminosos são focalizados antes da retina através de um ponto, quanto o objeto está perto a acomodação não consegue resolver o problema, e conforme a distância aumenta o cristalino não consegue diminuir mais a sua convergência, portanto a pessoa míope passa a ter dificuldade de enxegar de longe, o uso de lentes divergentes ajudam na correção, fazendo com que os raios luminosos de maneita que estes se fastem uns dos outros formando um feixe divergente.

Astigmatismo

Causado devido formato irregular da córnea ou do cristalino, fazendo com que os raios luminosos sejam desviados de maneira incorreta, deixando a imagem fora de foco para alguma direções.

As lentes cilíndricas de curvatura desiguais, compensa a curvatura desigual do olho.

Curta a Fã Page do nosso Agregador de Conteúdo o Betolinks

Glaucoma

O problema é causado devido o acúmulo do humor aquoso, que faz que com aumenta a pressão intra-ocular, que poderá fazer com ocorra lesão no nervo óptico.

A pressão intra-ocular que é feita pelo oftalmologista é utilizada para indentificar os indícios de glaucoma.

Podendo assim ser tratado a tempo através de medicamentos e cirurgia, podendo causar cegueira irreversivel através da destruição do nervo óptico.

Catarata

Causada quando o cristalino perde boa parte da transparência dificultando a visão, sendo mais comum após os 50 anos de idade, pode ser corrigida através de cirurgia no qual é feita a retirada do núcleo di cristalino e é colocada uma lente artificial.

Daltonismo

De origem genética onde afeta as cores, fazendo com que a pessoa não consiga distinguir as cores, a dificuldade comum é distinguir o vermelho e o verde, é provocada pela ausência de cones que são responsáveis por essas cores.

Conjuntivite

É a inflamação da conjuntiva, que é causada por bactérias, virus.

Sintomas os olhos costumam a ficar avermelhados, e a pessoa apresenta a sensação de incomodação, é como se tivesse “areia nos nossos olhos”, é muito importante procurar um médico e não usar colírios ou outros medicamentos sem a recomendação médica, podendo provocar efeitos indesejados e até o aparecimento de outras doenças.

Outros Termos Pesquisados:

Compartilhe nossos artigos

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter

Posts Relacionados

Comments

There are no comments on this entry.

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.

Add a Comment

Required

Required

Optional