Como Montar um Blog?

6.001 Visualizações

Você está querendo saber como montar um blog mas não está encontrando a resposta? Fique tranquilo, mas próximas linhas você vai saber como do zero montar seu blog de maneira profissional. Separei aqui uma espécie de passo-a-passo para você lançar seu blog hoje mesmo!

  • 1º Passo: Escolher Assunto

Antes de decidir qual vai ser o nome de seu blog o ideal é que você já saiba sobre que assunto ou assuntos você irá abordar. Sempre é bom bolar um nome baseado no seu assunto principal. Lembre-se que em um blog você deve escrever sobre assuntos que VOCÊ GOSTA, de nada adianta você falar sobre o que você não domina/não gosta.

  • 2º Passo: Registrar seu DOMÍNIO

Agora que você já sabe sobre o que vai abordar em seu blog é necessário se decidir sobre qual será o nome de seu projeto, tente escolher um nome que se relacione de alguma forma com o assunto principal escolhido por você no tópico anterior. Por exemplo, se você vai fazer um blog que curiosidades, um bom nome seria TriCurioso.com, esse é o blog de um de nossos parceiros, o Tri é uma espécie de gíria gaúcha e Curioso se relaciona com o assunto do blog. Você pode brincar de várias formas na hora de criar um nome.

como-montar-um-blog-2

Depois de decidido qual será seu nome, não perca tempo e registre seu domínio .com ou .com.br pelo menos. Jamais use domínios gratuitos como .blogspot.com ou .wordpress.com, isso não passa credibilidade aos seus leitores e dessa forma seu blog dificilmente crescerá. Vale lembrar que um domínio .com ou .com.br custa apenas R$ 49,90/ano, é uma pequena taxa anual que certamente fará a diferença no crescimento de seu blog.

  • 3º Passo: WordPress ou Blogspot?

Agora que você já tem seu domínio registrado é importante escolher qual plataforma você irá usar em seu blog. Entre os blogueiros, WordPress e Blogspot são os mais usandos, sendo que na minha opinião o WordPress é MUITO mais completo e possui themes(layouts) gratuitos MUITO mais profissionais que no Blogspot. Mas quem irá decidir se quer um blog mais bonito e completo é você, tanto o WordPress quando o Blogspot são bons.

  • 4º Passo: Onde hospedar seu blog?

Se tratando de hospedagem de blog em WordPress recomendo a ParaBlogueiros.com. Já tive meus blogs em WordPress hospedados em diversas empresas, porém até conhecer a ParaBlogueiros sempre foi complicado mantê-los online 24h, em geral as empresas de hospedagens costumam focar seus serviços em sites comuns de empresas. Já a ParaBlogueiros montou toda a sua infraestrutura de servidores e suporte para os blogueiros, então eles possuem sem dúvida nenhuma a melhor hospedagem de WordPress do Brasil.

Qual o valor? Por apenas R$ 11,90/mês você terá uma hospedagem otimizada para WordPress, deixando assim seu blog mais rápido e estável sempre!

como-montar-um-blog-1

  • 5º Passo: Escolher um THEME (Layout)

Para um blog ter sucesso e poder crescer é necessário ter boas matérias, uma hospedagem rápida e claro um layout limpo, direto e profissional. Conseguir um THEME profissional e gratuito para WordPress é MUITO fácil, nossos amigos do TriCurioso escreveram uma matéria ensinando como você deve fazer para encontrar os melhores themes para seu blog no link abaixo:

– Como encontrar THEMES para WordPress de graça?

Bom, agora você já sabe como montar um blog, então não perca tempo e comece o seu! Não esqueça de escrever sobre coisas que você realmente gosta, seu blog precisa ter a SUA CARA. Mantenha sempre uma frequência, pelo menos cinco postagens por semana, claro se você conseguir escrever pelo menos uma por dia será perfeito, assim seus visitantes saberão que seu blog é frequentemente atualizado e voltarão mais vezes.

Caso você queira ainda mais dicas, sugiro que conheça a ParaBlogueirosTV, um Canal no YouTube criado pelo nosso parceiro e amigo Eduardo de Castro. Lá ele passa as dicas que fizeram dele um blogueiro profissional, há alguns anos ele já vive exclusivamente de internet e a pouco tempo decidiu passar as dicas que funcionaram para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*