Conforme anunciado pela Secretaria da Saúde cresce o número de manicure que estão infectadas pelo vírus das Hepatites B e C, além disso poderá ser contaminadas por outras doenças como a AIDS.

Se possível leve sempre seus instrumentos a uma manicure e pedicure, com isso evita-se a contaminação desde que os instrumentos estejam limpos, leve também uma toalha limpa, as lixas e palitos devem ser sempre trocadas.

A falta de limpeza e esterilização é um dos grandes responsáveis pelo aumento.

Como limpar e esterilizar instrumentos em casa

A limpeza deve ser feita da seguinte maneira

– utilize detergente neutro
– uma escova de dente (usada) para limpar os locais onde acumulam sujeira
– utilize alcool a 70º umas três vezes ao dia

Como é feito nos salões de beleza a esterilização

No Salão existem um equipamento que permite a esterilização a uma alta temperatura acima de 120º, com isso bácterias e virus são destruídos pelo alto calor.

Vírus HIV e da Hepatite necessitam de mais de 2 horas a uma temperatura de 160º para serem destruídos.

Alguns HIV são resistente as luzes ultravioletas utilizadas no processo de esterilização.

O preço do equipamento varia podendo custar até R$ 2.000,00 ou mais.

Como a doença é transmitida?

Através de corte onde ocorre a perfuração do tecido e com isso o vírus é transportado e acontece a contaminação.

Confira como esterilizar o AutoClave

Outros Termos Pesquisados:

Links do Betolinks

Links do NsTer

Comments

4 Thoughts on “Como esterilizar instrumentos manicure e pedicure

  1. Priscilla on 18 de Outubro de 2012 at 10:58 said:

    Bom dia! Sera que voce poderia me ensinar como esterilizar na autoclave? Devo lavar os istrumentos antes? Aonde encontro o plastico para colocar?
    Obrigada por enquanto
    Att
    Priscilla

  2. - UMA ESPECIAL ATENÇÂO SOBRE INFECÇÕES NA MANICURE

    Quando instrumentos de manicure provocam micro lacerações ou cortes na pele, micro partículas de sangue ou linfa com microorganismos podem penetram na micro-ferida, causando diversas doenças, desde micoses, inflamações e as hepatite B, C, D, G e outras. Milhares de pessoas são contaminadas pelo vírus de uma destas hepatites diariamente, é um vírus muito resistente e de difícil eliminação. Pesquisas dermatológicas e cientificas provam o fato, mas pouquíssimo é divulgado e pouco se faz pela prevenção e alerta ao público. Instrumentos compartilhados quando mal esterilizados como navalhas de barbear, laminas, instrumentos de manicure e pedicure, tintas de tatuagem, escovas de dente, agulhas, cânulas, inaladores de drogas e outros podem contaminar. Estas Hepatites contaminam por ano mais de 1.5 milhões de pessoas e 1.5 milhões morrem da doença. Provavelmente 1 bilhão de pessoas já são portadores do vírus e a maioria não sabe. Enquanto a décadas a gripe H1N1 só matava cerca de 1.5 mil pessoas por ano, a pergunta é, por que não existem mais alertas para prevenir contaminações por hepatite? Em uma pessoa infectada por estas hepatites, o diagnostica dos primeiros anticorpos só aparece 4 meses depois da infecção e a doença em uns 20 anos.

    A única esterilização que evita a transmissão destas hepatites, é colocar cada instrumento já limpo, dentro de um envelope de papel/plástico termoselável na Autoclave a 180°C. por 1 hora e meia ou a 160°C. por 2 horas. Autoclaves são caras, consomem eletricidade, para manipulá-las corretamente o processo é trabalhoso e os envelopes são caros. Portanto em serviços que rendem valores baixos, como o da manicure, as transmissões de doenças ocorrem com freqüência, pois materiais não esterilizados corretamente são compartilhados constantemente. O certo seria utilizar somente instrumentos de uso 100% pessoal. Mas, os instrumentos de trato de unhas e dedos são caros para a maioria dos usuários e profissionais, portanto o não compartilhamento de instrumentos nem sempre ocorre. A alternativa mais barata e eficiente para as pessoas fazerem as unhas sem riscos de contrair doenças de outras pessoas é o uso da patente http://www.mullerhans.com. Este instrumento é a solução mais barata entre todas as alternativas. Na fabricação é o instrumento mais barato e completo de todos.
    É um instrumento de uso pessoal, de baixo custo e completo para toda limpeza e embelezamento das unhas e dedos sem o menor problema no seu uso.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation